Sem finesse na cozinha

Pra quem não me conhece, quero só esclarecer que eu estou sempre pensando em comida, e não sei se gosto mais de comer ou de cozinhar (mentira, sei sim). Por isso, vou aproveitar o nosso cantinho online pra compartilhar receitas, experiências e dicas do universo culinário. Então vamos aos fatos:

Esses dias encontrei framboesas e  mirtilos frescos e com um preço decente. Pra usar as frutas, resolvi fazer uma torta de limão, porque amo a combinação de limão com framboesa.

Usei a receita de massa do Technicolor Kitchen, e adicionei umas raspas de limão pra dar um gostinho mais forte. Fiz meia receita, que rendeu três tortinhas de 12 centímetros de diâmetro – que encolheram no forno. Outra hora eu compartilho o meu azar com massas de torta…

Para o recheio, misturei leite condensado, chantilly e esse maravilhoso curd de limão que eu também peguei de lá. A receita pede limão siciliano, mas eu sempre faço com o Taiti e fica perfeito.

O curd pode ser usado no recheio de tortas e bolos (ou de cupcakes, no meu caso), pra passar no pão e no que mais você quiser, é uma delícia absurda. E também não tem desculpa de “ah, eu não sei cozinhar”, porque é facílimo, rapidinho e vale muito a pena!

Curd de limão:

½ xícara (120ml) de suco de limão
raspas das cascas dos limões espremidos
125g de manteiga sem sal, picada
1 xícara (200g) de açúcar
3 ovos ligeiramente batidos com um garfo

Junte todos os ingredientes em uma tigela e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até engrossar. Passe por uma peneira, despejando a misture numa tigela de vidro e cubra com filme PVC diretamente em contato com a superfície da curd (para evitar a formação de uma película sobre o doce). Leve à geladeira até esfriar e encorpar.

Também dá pra substituir o limão por outros sucos. Eu já fiz com laranja e maracujá e sempre fico muito feliz abraçada no meu curd : )

About these ads

3 thoughts on “Sem finesse na cozinha

  1. Ju, não precisava nem assinar no final deste! hihi
    essas tortinhas realmente ficaram com uma cara boa. td bem que torta de limão comum já tem uma cara ótima, mas essa tua…

    tb achei framboesas esse tempos a “preço de banana”. meu pai chegou a colocar na mistura da salada de fruta, pq nunguém mais aguentava comer só framboesa ou framboesa nas outras comidas… hihi
    mas mirtilo eu continuo sem ter comido. :(

    comi lichia esses dias e achei muuuuito digno.

  2. Pingback: Sem finesse (mesmo) na cozinha « Sem Finesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s